Home

O que foi definido na conferência de Bandung?

2 respostas

  • Publicada em 2008-11-10 por Anónimo

    A Conferência de Bandung aconteceu na Indonésia em 1955 e reuniu os seguintes países da Ásia e da África: Afeganistão, Arábia Saudita, Mianmar, Camboja, Laos, Líbano, Sri Lanka, China, Filipinas, Japão, Índia, Paquistão, Turquia, Síria, Israel, Vietnã (do setentrião e do sul), Irã, Iraque, Nepal, Iémen,  Etiópia, Líbia, Libéria e Egito, representando uma população de 1.350 milhões de habitantes (mais da metade do mundo, na idade.

    A Conferência tinha porquê proposta a promoção da cooperação econômica e cultural afro-asiática, porquê forma de oposição ao que era considerado colonialismo ou neocolonialismo dos Estados Unidos e da União Soviética, muito porquê de qualquer outra região considerada imperialista.

    Foi a primeira conferência a falar que o imperialismo e o racismo são crimes, e deram a idéia de produzir o Tribunal da Descolonização para julgar os culpados pelos crimes cometidos contra a humanidade durante a 2ª Guerra.

    Nessa conferência foram lançados os 10 princípios políticos do "não alinhamento":
    1) saudação aos direitos fundamentais;
    2) reverência à soberania e integridade das nações;
    3) Reconhecimento da paridade de todas as raças;
    4) Não-mediação e não-ingerência em assuntos internos de outro país:
    5) saudação ao recta de cada país proteger-se, dentro da regras da ONU;
    6) Recusa na participação dos preparativos da resguardo coletiva destinada a servir aos interesses particulares das superpotências.
    7) continência de todo ato ou ameaço de agressão, ou do ofício da força, contra a integridade territorial ou a independência política de outro país.
    8) Solução de todos os conflitos internacionais por meios pacíficos, dentro das regras da ONU;
    9) incentivo aos interesses mútuos de cooperação.
    10) reverência pela justiça e obrigações internacionais.

  • Publicada em 2008-11-10 por Anónimo

    Oi Natalie!

    Foi a primeira conferência a falar e a declarar que o imperialismo e o racismo são crimes. Deram a idéia de fabricar o Tribunal da Descolonização, para julgar os culpados desse grotesco delito contra a humanidade, Imperialismo, mas a idéia foi abafada pelos países centrais. Falaram também acerca as Responsabilidades dos Países Imperialistas, que existem até hoje. Responsabilidade que significa ajuda para reconstruir os estragos que eles fizeram no pretérito. Nessa conferência foram lançados os princípios políticos do “não alinhamento” (Terceiro Mundismo), ou seja, de uma postura diplomática e geopolítica de eqüidistância das superpotências. Apesar do não alinhamento todos os países declararam que eram socialistas mas não iriam se alinhar ou suportar influência Soviética. O “Não Alinhamento” não foi possivel no contexto da Guerra Fria, onde URSS e EUA buscavam cada vez mais por areas de influências. No lugar do conflito leste-oeste, Bandung criava o concepção de Conflito setentrião-sul, sentença de um mundo dividido entre países ricos e industrializados e países pobres exportadores de produtos primários.

    Os Dez Princípios da Conferência de Bandung

    1.saudação aos direitos fundamentais, de contrato com a missiva da ONU
    2.reverência à soberania e integridade territorial de todas as nações.
    3.Reconhecimento da paridade de todas as raças e nações, grandes e pequenas.
    4.Não-mediação e não-ingerência nos assuntos internos de outro país. (Autodeterminação dos povos)
    5.reverência pelo recta de cada região proteger-se, individual e coletivamente, de tratado com a epístola da ONU
    6.Recusa na participação dos preparativos da resguardo coletiva destinada a servir aos interesses particulares das superpotências.
    7.continência de todo ato ou ameaço de agressão, ou do serviço da força, contra a integridade territorial ou a independência política de outro país.
    8.Solução de todos os conflitos internacionais por meios pacíficos (negociações e conciliações, arbitragens por tribunais internacionais),

Utilize o formulário para responder a esta pergunta