Home

O surgimento das cidades e do comércio?

. O surgimento das cidades e do comércio

1 resposta

  • Publicada em 2007-10-18 por Anónimo

    ——————————    CIDADES     ——————————

    Uma cidade é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou estatuto legal, embora sua clara definição não seja precisa, sendo alvo de discussões diversas. A população de uma cidade varia entre as poucas centenas de habitantes até a dezena de milhão de habitantes. As cidades são as áreas mais densamente povoadas do mundo.

    A história das cidades do mundo em geral é longa, sendo que as primeiras cidades teriam surgido entre quinze a cinco mil anos atrás, dependendo das diversas definições existentes sobre o que define um antigo assentamento permanente como uma cidade. Sociedades que vivem em cidades são frequentemente chamadas de civilizações. O ramo da história e da urbanismo encarregado do estudo das cidades e do processo de urbanização é a história urbana. As primeiras verdadeiras cidades são por vezes consideradas grandes assentamentos permanentes onde os seus habitantes não são mais simplesmente fazendeiros da área que cerca o assentamento, mas passaram a trabalhar em ocupações mais especializadas na cidade, onde o comércio, o estoque de alimentos e o poder foram centralizados.

    ——————————    COMÉRCIO     ——————————

    O comércio e a atividade econômica sempre andaram juntas, desde as sociedades primitivas que coletavam, caçavam e plantavam já existiam negociações econômicas, como nessa época ainda existia as moedas, as trocas eram feitas através de produtos. Ex.: Um quilo do peixe por um quilo de milho.
    As trocas feitas eram baseadas pelo peso e não por seu "valor" comercial.

    Essa troca ficou conhecida como escambo e durante muito tempo foi a única atividade comercial de alguns séculos atrás.

    Com o desenvolvimento das civilizações e também das atividades econômicas, os comerciantes, levaram à criação das moedas e das instituições mercantis, como: financeiras, bancos, bolsa de valor

Utilize o formulário para responder a esta pergunta