Home

Quais os principais problemas enfrentados atualmente pelos povos indígenas ?

me ajudem por obséquio preciso desta resposta vlw

2 respostas

  • Publicada em 2008-01-17 por Anónimo

    A chegada dos portugueses foi prejudicial aos índios brasileiros. Houve empobrecimento cultural e linguístico. A população indígena foi sendo exterminada, restando unicamente alguns milhares. Depois de muitos desejos de garimpos para ter ouro acabou terminando muitos povos…..
    A Serra pelada, que em 1980 se tornou o maior mina de ouro no Brasil, chegando a produzir em pouco mais de 4 meses, o equivalente a 38% da produção pátrio
    declarada em 1978.
    Desde a estação em que o Brasil tornou-se uma república em 1889 até o ano 1986, o poder militar era quem de vestuário dominava o país. Apesar de eleições ocorrerem de tempos em tempos e civis ocuparem cargos políticos, o tropa detinha o poder. Entre os anos 1968 e 1986 o domínio militar se manifestou de forma mais evidente ainda; durante este período, pessoas das camadas mais pobres começaram a exigir seus direitos, e o tropa reagiu com violência. Com o espeque das ditaduras militares, o desaparecimento de pessoas, a tortura, o assassínio por motivações políticas e o ataque à organizações populares se tornaram segmento do cotidiano brasiliano.
    Quando os primeiros europeus chegaram ao território brasílico, no início do século XVI, vários grupos indígenas ocupavam a região Nordeste. No litoral predominavam as tribos do tronco linguístico tupi, porquê os Tupinambás, Tabajaras e os Caetés, os mais temíveis. No interno, habitavam grupos dos troncos linguísticos Jê, genericamente denominados Tapuias.
    porquê em outras regiões brasileiras, a ocupação do território em Pernambuco começou pelo litoral, nas terras apropriadas para a agroindústria do açúcar, onde os indígenas eram utilizados pelos portugueses porquê mão-de-obra escrava nos engenhos e nas lavouras, principalmente por segmento daqueles que não dispunham de capital suficiente para comprar escravos africanos.
    depois um período de sossego aparente, os índios reagiram a esse regime de trabalho através de hostilidades, assaltos e devastações de engenhos e propriedades, realizados principalmente pelos Caetés, que oc

  • Publicada em 2008-01-17 por Anónimo

Utilize o formulário para responder a esta pergunta